quinta-feira, 13 de outubro de 2011
Historia Manchester United Football Club
Manchester United Football Club é um clube de futebol inglês sediado em Old Trafford, na região metropolitana de Manchester, e é um dos clubes de futebol mais populares do mundo.
O Manchester United é o atual campeão da Premier League. O clube é um dos mais bem sucedidos da história do futebol inglês e ganhou 23 títulos importantes desde que Sir Alex Ferguson tornou-se treinador em 6 de novembro de 1986.[1] Em 1968, eles se tornaram o primeiro clube inglês a vencer a Copa dos Campeões atual Liga dos Campeões, batendo o Benfica por 4-1. Eles ganharam a segunda Liga dos Campeões, em 1999, antes de ganhar sua terceira em 2008. O clube passou seu rival Liverpool em 2011, ao atingir a marca de 19 títulos do campeonato inglês, e também detém o recorde da Copa da Inglaterra, com 11 troféus.[2]
É conhecido como "Diabos Vermelhos", bem como por abreviações de seu nome, como Manchester Utd, Man United, Man Utd, United e MUFC. Em muitos lugares, é referido como "o Manchester" ou apenas como o " UNITED" assim referido pela grande maioria dos fãs,[3] devido à apenas recente grande projeção mundial de seu rival Manchester City. É necessário deixar claro que, para a grande maioria dos fãs que conhecem a história do clube, o termo Man U é pejorativo, já que sua origem data da época do desastre de Munique, quando os torcedores de outras equipes criaram músicas exaltando a tragédia e o fato de vários jogadores terem falecido.
Inicialmente um clube de média expressão no futebol inglês, tem sua história de conquistas confundida com a trajetória longeva de dois técnicos pela equipe, ambos escoceses, ambos agraciados com o título de Sir após fazerem o clube conquistar a Europa: Matt Busby (que treinou o United de 1945 a 1969, além de um pequeno período de dezembro de 1970 ao início do verão de 1971) e Alex Ferguson (comandante do time desde novembro de 1986).
Desde a década de 1990, o clube tem sido uma dos clubes mais ricos do mundo e com a maior receita de qualquer clube de futebol,[4] e em abril de 2009 foi classificado como o clube mais rico e valioso em qualquer esporte, com um valor estimado de £1.136 bilhões (€1.319 bilhões / $ 1,870 bilhões).[5] O Manchester United foi um dos fundadores do extinto G-14, grupo dos principais clubes do futebol europeu, e da sua substituição, a Associação Europeia de Clubes.[6] O clube foi eleito pela FIFA o 2° maior clube de futebol do século XX e o primeiro entre todos os clubes ingleses.
Foi fundado em 1878 como Newton Heath L&YR Football Club, sendo o time dos operários do depósito da Lancashire and Yorkshire Railway no distrito de Newton Heath. Entrou, juntamente com outro time de Manchester, um certo Ardwick AFC, para a Liga de Futebol Inglesa em 1892, mudando de nome no ano seguinte para apenas Newton Heath Football Club.
O nome Manchester United Football Club veio apenas em 1902, quando o time, à beira da falência, conseguiu reestruturar-se com investimentos de John Henry Davies, empresário cervejeiro que comprou a equipe, sendo seu presidente até sua morte, em 1927. Foi de Davies a sugestão de alterar o uniforme: verde e dourado, que dividiam a camisa,[7] foram substituídos por vermelho e branco. Na temporada 1905/06, o novo time conseguiu promover-se para a Primeira Divisão.
Aproveitando-se de uma punição imposta ao outro time da cidade, o ex-Ardwick (que, desde 1893 passara a chamar-se Manchester City), que estava pagando a seus jogadores salários superiores ao teto imposto pela Associação Inglesa de Futebol, o United provocou um primeiro atrito com o clube que seria seu rival: contratou alguns dos jogadores dele, suspensos até o ano novo de 1907. Dentre eles, o grande destaque do City, o "bruxo galês" Billy Meredith. Na primeira temporada com o elenco cheio de ex-jogadores do outro time, o United conquistou seu primeiro título no campeonato inglês.
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário